sexta-feira, 28 de maio de 2010

Museu da Música de Mariana: um convite ao conhecimento do patrimônio musical mineiro







Breve Histórico do Museu da Música de Mariana



O Museu da Música teve suas origens na década de 1960, quando o então Arcebispo de Mariana, D. Oscar de Oliveira, iniciou o tratamento de antigos manuscritos musicais recolhidos ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (AEAM). Paralelamente, D. Oscar passou a estimular a doação à Cúria de arquivos de corporações musicais ou de famílias de músicos de cidades da Arquidiocese e até meados da década de 1980, os manuscritos e impressos musicais já eram procedentes de cerca de trinta cidades mineiras. A instituição possui ainda documentos de bandas de música de cidades pertencentes à Arquidiocese, partituras de música para salão entre fins do século XIX e meados do século XX, além de instrumentos musicais e um rico acervo bibliográfico com missais, livros de cantochão, obras de referência, catálogos temáticos, teses e dissertações.
Em julho de 2007 o Museu da Música foi transferido para o Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, antigo Palácio dos Bispos, onde ocupa dois espaços distribuídos entre área administrativa, de guarda do acervo e atendimento a pesquisadores e ao público em geral e uma segunda sala que abriga a exposição de longa duração com audições de música religiosa dos séculos XVIII a XX e exposição de instrumentos musicais.
Funcionamento: terça a sábado, de 8:30 às 11:30 h / 13:30 às 18:00h.. A consulta ao acervo é realizada nos mesmos horários na sede do museu ou através de pesquisa prévia no site: www.mmmariana.com.br. Para visitas de grupos e pesquisa ao acervo entrar em contato atrvés do telefone: 31 3557-2778 ou email: mmmariana2009@gmail.com.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Diamantina celebra o resultado da campanha Sino Cidadão

Nos próximos dias 12 e 13 de junho, a cidade de Diamantina em MG, estará comemorando a aquisição de 6 novos sinos (réplicas dos originais que estavam trincados e com a sonoridade prejudicada) que serão batizados e abençoados, resultado da campanha Sino Cidadão. Confira o convite e mais detalhes do evento nas fontes.

Fontes: Diamantina celebra o resultado da campanha Sino Cidadão
            Convite

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ministro da Cultura fala sobre as políticas adotadas na área cultural.

Temos aqui uma postagem do Blog do Planalto, onde o Ministro da Cultura, Juca Ferreira fala sobre as políticas na área cultural adotadas pelo Governo Federal, discutindo também a chamada Economia da Cultura, uma das que mais cresce atualmente no mundo. confira na fonte:

Fonte: Cultura é parte do projeto de desenvolvimento do País.
         

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais promoverá cursos de capacitação

 A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais realizará treinamentos para o próximo edital do Fundo Estadual de Cultura (FEC) em 30 municípios do Estado. O objetivo do curso de capacitação é esclarecer dúvidas sobre o Fundo Estadual de Cultura e preparar os interessados para lidar com o edital. A medida tem também como objetivo, ampliar a participação dos municípios mineiros no próximo edital do FEC. Na região do rio Doce, estão previstas duas oficinas: uma em Mantena no dia 25/05 e outra em Caratinga no dia 26/05. O evento é gratuito e segue até 30 de junho. Para mais detalhes, vejam as fontes.

Fontes:FEC terá cursos de capacitação
             Agenda do Evento.
       

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Audiência Discute o Procultura

 
Uma audiência da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta Terça-Feira 18/05 discutiu e colheu sugestões para o Procultura, Projeto de Lei  do Poder Executivo Federal que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e  visa a substituição da Lei Rouanet. Para mais detalhes, consulte as fontes:

Fontes: Audiência discute o Procultura
            O que muda com a nova lei da cultura
            Íntegra do Projeto de Lei em tramitação que cria o Procultura.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dois Novos Colaboradores

  A partir de hoje, temos dois novos parceiros na equipe deste blog. A ONG Núcleo Cidade Futuro de Governador Valadares - MG, que passará a colaborar diretamente conosco, e o Professor Luiz Henrique Assis Garcia. Doutor em História pela UFMG,  foi coordenador de pesquisa do Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte  - MG, colabora com o Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e atualmente, coordena o curso de História da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) em Governador Valadares MG, além de atuar no Mestrado em Gestão Integrada do Território pela mesma universidade.

Sejam muito bem-vindos! Sua colaboração será de extrema importância.

domingo, 16 de maio de 2010

Bens Culturais Desaparecidos

Um dos grantes problemas enfrentados pela área do Patromônio, é o desaparecimento de bens culturais. Nos juntando ao esforço por sua recuperação aqui estão alguns esclarecimentos sobre como comunicar este tipo de ocorrência às autoridades.

Em Minas Gerais o IEPHA disponibiliza uma lista com os bens culturais atualmente procurados pertencentes a vários municípios do Estado. Se você souber de algo à respeito entre em contato com o instituto, no endereço abaixo. Veja aqui como denunciar o reconhecimento de peças desaparecidas.

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA
Praça da Liberdade s/nº (ed. SETOP) 4º andar, Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3235 - 2800 Responsável: Alice Braga - Relações Públicas - Acessoria de Comunicação Social.
E-mail: faleconosco@iepha.mg.gov.br

A nível nacional, o IPHAN mantém uma campanha pela recuperação de bens procurados, com um banco de dados que pode ser consultado. Mais Informações aqui.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Informações sobre a Segunda Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

  A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais abre inscrições para a segunda Jornada Mineira do Patrimônio Cultural a partir do dia 17 de maio. Vejam detalhes nas fontes.

Fontes:  Inscrições para a 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural começam na segunda
             Site do Evento.


Mídia:

sábado, 8 de maio de 2010

Texto sobre imigração italiana.

  Vejam aqui o texto "Tratar da história da imigração italiana: possibilidades de acervo e pesquisa no Museu Histórico Abílio Barreto" comunicação apresentada durante o V seminário da imigração italiana em Minas Gerais na cidade de  Belo Horizonte entre 26 de outubro e 01 de novembro de 2009. Agradecimentos especiais por esta contribuição ao Prof. Dr. Luiz Henrique Assis Garcia, coordenador do curso de história da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). 

Nosso primeiro colaborador.

   Tenho o prazer de anunciar que a partir de agora, passará a colaborar conosco neste espaço, o professor Juno Alexandre Vieira Carneiro, mestrando em história pela Universidade Federal de Ouro Preto e técnico em acervos arquivísticos do Museu da Musica de Mariana em Minas Gerais.

Seja Bem - Vindo Juno!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Família Ottoni doa preciosa documentação ao Arquivo Público Mineiro.

Hoje li uma postagem do Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Washington Mello, que com certeza deixa todos aqueles ligados à área cultural, muito felizes. A escritora e geneáloga Laís Ottoni Barbosa Ferreira, descendente de figuras como Teófilo Benedito Otoni, que dá nome a um município de Minas Gerais, doou preciosa documentação ao acervo do Arquivo Público Mineiro. A partir destes documentos, Laís publicou "Os Ottoni - Descendentes e Colaterais e Raízes Mineiras. Vejam mais detalhes nas fontes.

Fontes: Postagem do Secretário de Cultura de Minas Gerais
            Arquivo Público Mineiro recebe acervo da família Ottoni
          

terça-feira, 4 de maio de 2010

Boas Vindas



Olá Pessoal:

  Sejam bem - vindos ao blog Boletim Patrimônio, que tem como principal objetivo a divulgação de notícias artigos e materiais diversos sobre Cultura, Patrimônio Cultural e àreas afins e busca  informar, atualizar e esclarecer à respeito destes temas.
  Sou Licenciado em História desde julho de 2009 pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale)  e a idéia surgiu  a partir de minha participação no seminário e curso de capacitação, "Valorização e preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Local" realizado pelo Núcleo Cidade Futuro, organização não-governamental de Governador Valadares - MG em novembro e dezembro de 2009.
  A partir do que aprendi durante minha graduação e durante a realização deste seminário, percebi as carências que o Brasil e especialmente a cidade de Governador Valadares sofrem com relação à questão cultural e patrimonial. Também contribuiu para o processo, uma reunião realizada com a ONG Cidade Futuro no dia 4 de maio de 2010, onde se estabeleceu uma parceria.
   Fazer este blog será um grande desafio e por isso, sua sugestão, dúvida ou crítica  será de extrema importância  para que este espaço se torne cada vez melhor. Caso tenha alguma, você poderá inserir comentários nas postagens, ou entrar em contato diretamente comigo através do e-mail: pebyrro@hotmail.com.
   Muito obrigado pelo apoio. Aproveitem e mais uma vez, sejam bem-vindos!