sexta-feira, 28 de maio de 2010

Museu da Música de Mariana: um convite ao conhecimento do patrimônio musical mineiro







Breve Histórico do Museu da Música de Mariana



O Museu da Música teve suas origens na década de 1960, quando o então Arcebispo de Mariana, D. Oscar de Oliveira, iniciou o tratamento de antigos manuscritos musicais recolhidos ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (AEAM). Paralelamente, D. Oscar passou a estimular a doação à Cúria de arquivos de corporações musicais ou de famílias de músicos de cidades da Arquidiocese e até meados da década de 1980, os manuscritos e impressos musicais já eram procedentes de cerca de trinta cidades mineiras. A instituição possui ainda documentos de bandas de música de cidades pertencentes à Arquidiocese, partituras de música para salão entre fins do século XIX e meados do século XX, além de instrumentos musicais e um rico acervo bibliográfico com missais, livros de cantochão, obras de referência, catálogos temáticos, teses e dissertações.
Em julho de 2007 o Museu da Música foi transferido para o Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, antigo Palácio dos Bispos, onde ocupa dois espaços distribuídos entre área administrativa, de guarda do acervo e atendimento a pesquisadores e ao público em geral e uma segunda sala que abriga a exposição de longa duração com audições de música religiosa dos séculos XVIII a XX e exposição de instrumentos musicais.
Funcionamento: terça a sábado, de 8:30 às 11:30 h / 13:30 às 18:00h.. A consulta ao acervo é realizada nos mesmos horários na sede do museu ou através de pesquisa prévia no site: www.mmmariana.com.br. Para visitas de grupos e pesquisa ao acervo entrar em contato atrvés do telefone: 31 3557-2778 ou email: mmmariana2009@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode enviar sua sugestão, crítica ou elogio sobre as postagens deste blog. Participe!